Pular para o conteúdo principal

Globalização

Globalização: Integrações comerciais, culturais,
financeiras e tecnológicas. Fonte: Sua pesquisa
O que é Globalização?
O conceito de globalização difere nos mais variados autores da Geografia, Ciências Sociais, Economia, Filosofia e História. Em síntese seria um processo econômico e social que integrou as nações de todo mundo, possibilitando uma aproximação entre pessoas, governos e as empresas. A globalização facilitou as transações financeiras e comerciais, aproximou as pessoas e um maior entendimento da diversidade cultural, transformando o planeta numa "aldeia Global".
O termo Aldeia Global está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente (Sua Pesquisa, 2001).

Origens da Globalização
A globalização começou a ser difundida a partir da década de 1980, tendo um maior destaque após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. Porém, muitos historiadores defendem que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. 
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos consumidores, principalmente dos países recém-saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Assim, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc. 

Blocos Econômicos
Através da Globalização muitos países se juntaram e formaram blocos econômicos, para aumentar as relações comerciais, surgindo a União Europeia, o Mercosul, a Comecom, o NAFTA, o Pacto Andino e a Apec. Estes blocos se fortalecem cada vez mais e já se relacionam entre si.

A Globalização e a Língua Inglesa
A globalização não se restringe apenas nas relações comerciais e financeiras, as pessoas estão se comunicando através da internet, possibilitando uma interação cultural ampla e profunda. As pessoas estão cada vez mais conectadas nessa imensa Aldeia Global, portanto, saber ler, falar e entender a língua inglesa passou a ser fundamental dentro deste cenário, pois o inglês tornou-se o idioma universal da comunicação moderna.

Fontes:
PENA, R, A. Globalização. Disponível em:<http://brasilescola.uol.com.br/geografia/globalizacao.htm>. Acesso em: 04 jun. 2017.
SUA PESQUISA. Globalização. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/globalizacao/>. Acesso em: 05 jun. 2017.
VELA, J, M. Globalização. Disponível em: <http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/>. Acesso em: 03 jun. 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Histórico da Educação ambiental 1990-1999

Histórico da Educação Ambiental de 1990 a 1999! Universidade Federal da Bahia- UFBA Faculdade de Educação Disciplina: Educação Ambiental- EDC267 Docente: Rosiléia Almeida Discentes: Leslie Kaline, Ricardo Rodrigues  A educação ambiental é um processo em construção permanente, e por isso, torna-se um instrumento de aprendizagem em constante movimento, alguns fatos e acontecimentos marcantes na história mundial têm sua importância para esse estudo. [1] Trecho retirado e adaptado do texto “Acertos e Desacertos da Questão Ambiental na Década de 1990”, do Profº. Dr. Mohamed Ezz El-Din Mostafa Habib (2003). 1990 Para entendermos a década de 90 devemos entender como ela se construiu. Conforme pesquisa apresentada por Habib[1] (2003), a histórica do Brasil na década de 70 foi a base da política ambiental e da cultura brasileira para lidar com a questão do meio ambiente. Na década de 70, o milagre econômico no governo militar, em 1972, na 1ª Conferência das N...

A face do Multiculturalismo

A face do Multiculturalismo. Fonte: PTN News. Conforme o DICIO ( Dicionário online de português ), o multiculturalismo é quando  há, em simultâneo, várias culturas num mesmo território, pais etc; multiculturalidade. Trata-se de um fenômeno que estabelece a coexistência de várias culturas em um mesmo espaço territorial.  Graças a tecnologia, a evolução das comunicações e a interligação de diferentes partes do mundo, todas as sociedades podem interagir com outras.   O multiculturalismo é um fenômeno extremamente típico de final do século XX e início do século XXI, o que remete esse fenômeno como  consequência da globalização. A mistura de culturas   favorece a redução da discriminação que geralmente são provocadas por medo ou por desconhecimento. A união de várias culturas pode contribuir na geração de uma nova expressão cultural. Entretanto, o fenômeno do multiculturalismo é também criticado. Alguns defendem que nesse proces...